terça-feira, 26 de outubro de 2010

Geologia

A Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma das ciências da Terra. A geologia foi essencial para determinar a idade da Terra, que se calculou ter cerca de 4.6 mil milhões de anos e a desenvolver a teoria que afirma que a litosfera terrestre se encontra fragmentada em várias placas tectónicas e que se deslocam sobre o manto superior fluido e viscoso (astenosfera) de acordo com um conjunto de processos denominado tectónica de placas
O geólogo ajuda a localizar e a gerir os recursos naturais, como o petróleo e o carvão, assim como metais como o ferro, cobre e urânio, por exemplo. Muitos outros materiais possuem interesse económico: as gemas, bem como muitos minerais com aplicação industrial, como asbesto, pedra pomes, perlita, mica, zeólitos, argilas, quartzo ou elementos como o enxofre e cloro.




FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geologia


Reflexão: A geologia é de facto uma disciplina muito interessante, maioritariamente prática o que desperta uma grande curiosidade e vontade de participar em tudo. Esperamos que a geologia nos cative ainda mais ao longo de todo o ano lectivo e quem sabe, no futuro!