quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Trabalho 1ºPeriodo- Cretácico

          O Cretácico é o terceiro e último período da era Mesozóica. Com uma duração de uns 80 milhões de anos, é o período fanerozóico mais extenso, e é, inclusive, mais longo que toda a era Cenozóica.
         A vida em mares e em terra aparecia como uma mistura de formas modernas e arcaicas. Como ocorre com a maioria das eras geológicas, o início do período é incerto por uns poucos milhões de anos.
         Em meados do Cretácico, deu-se a formação a mais de 50% das reservas mundiais de petróleo que se conhecem em nossos dias, das quais destacam as concentrações localizadas nos arredores do Golfo Pérsico e na região entre o Golfo de México e a costa de Venezuela .


Posição dos continentes no Cretácico




Paleogeografía

      Durante o Cretácico, o nível dos mares estava em contínua ascensão. Este crescimento levou ao nível do mar até costa jamais atingida anteriormente, inclusive zonas anteriormente desérticas se converteram-se em planícies inundadas. No seu ponto máximo, somente um 18% da superfície da Terra estava acima do nível das água (menos 10% do que está hoje em dia). No princípio do Cretácico existiam dois super continentes: Laurasia e Gondwana, separados pelo Mar de Tetis. É no fim do Cretácico que os continentes começam a adquirir formas semelhantes às actuais.


 
Paleoclimatología
           
         As temperaturas ascenderam até atingir o seu ponto máximo há uns 100 milhões de anos, no qual não havia praticamente gelo nos pólos. Os sedimentos mostram que as temperaturas na superfície do oceano tropical deveram ter sido entre 9 e 12 °C mais quentes que na actualidade, enquanto nas profundidades oceânicas as temperaturas deveram ser inclusive 15-20°C maiores.

Paleozoología marinha

             Ao final do Cretácico, o plancton oceânico tinha evoluído até adquirir um carácter completamente moderno. Acima do leito nadavam os ammonites, belemnites e peixes de vários tipos com uma nova geração de reptiles aquáticos.

Paleozoología terrestre

            Destaca-se especialmente Pteranodon. As aves fósseis no Cretácico são raras, excepção feita de descobertas isoladas procedentes do Cretácico inferior de um pássaro chinês descrito em 1992.



Os dinossauros do Cretácico
          
           Durante esta época os dinossauros atingiram uma grande radiação adaptativa. É por isso que existiam uma grande quantidade de espécies com modos de vida e morfológica muito díspares.  No Cretácico inferior encontramo-nos com Iguanodon e Hypsilophodon. Iguanodon era o mais comum dos grandes ornitópodos. Era um bípede de 10 metros de comprimento, com o crânio similar ao de um cavalo, com longas mandíbulas e olhos em posição muito posterior.



Extinção do Cretácico

           A extinção K-T ou evento K-T foi uma extinção em massa,   ocorrida há mais ou menos 65,5 milhões de anos, que marca o fim do período Cretácico (K, abreviação tradicional) e o início do período Terciário (T). Este evento teve um enorme impacto na biodiversidade da Terra e vitimou boa parte dos seres vivos da época, incluindo os dinossauros e outros répteis gigantes. Diversas teorias tentam explicar a extinção K-T, sendo que a mais aceite actualmente é a que justifica a catástrofe como sendo resultado da colisão de um asteróide com a Terra.


1 comentário:

  1. Fizeram uma excelente apresentação nas aulas, foi muito bom ouvi-las ;)

    Geologia 12 - Filipa e Catarina

    ResponderEliminar