quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DINÂMICA DA LITOSFERA

 



Listosfera de tempos em tempos, temos noticias sobre terremotos ou erupção de um vulcão, mostrando com clareza que a crosta terrestre - a camada mais superficial do planeta - não é estática. Ela se movimenta lenta e constantemente, alterando a distribuição dos continentes e dos oceanos.


A Litosfera e sua Dinâmica - A litosfera está em permanente transformação desde o início de sua formação, há bilhões de anos. São duas fontes energéticas que conferem uma dinâmica à litosfera: uma de forças internas ou endógenas e outra, de forças externas ou exógenas. A manifestação mais visível da ação das forças internas do planeta são registradas na superfície na forma de vulcões e terremotos. 

Forças Internas ou Endógenas: A partir do núcleo e do manto, a interação entre substâncias com características químicas e físicas diferentes em condições de altas temperaturas e pressões liberam grande quantidade de energia (forças internas) que é refletido de forma dinâmica na litosfera alterando sua estrutura. 

Estrutura: A manifestação da liberação desta energia é visível na superfície na forma de vulcanismo, terremotos, formação de montanhas e tsunames, que são terremotos que ocorrem no solo do oceano provocando o deslocamento de grandes massas de água, como o ocorrido na Ásia em dezembro de 2005. 

Forças Externas ou Exógenas: As forças externas ou exógenas atuam na superfície e curiosamente essas forças são contrárias entre si. Têm início na energia solar, que, ao penetrar na atmosfera, desencadeia processos, como os ventos, as chuvas ou a neve; responsáveis pelo desagaste e por esculpir as formas estruturais do relevo. Litosfera e a Tectônica de PlacasJá vimos que a litosfera não é estática, assim como também não é inteiriça, e sim dividida em uma série de placas assentadas sobre uma parte menos dura (astenosfera), e que, devido a ação das forças internas estão sujeitas a diferentes movimentos. A teoria que melhor se aplicou ao dinamismo da crosta terrestre foi a teoria da Deriva Continental, posteriormente ratificada na Teoria da Tectônica de Placas.




FONTE:http://professoradegeografia.blogspot.com/2008/09/litosfera.html (11-11-2010 pelas 20:38)

Sem comentários:

Enviar um comentário