segunda-feira, 9 de maio de 2011

Furacões e Tornados


  • O que são tornados?
Os Tornados ou Furacões, são fortes tempestades com origem no mar. Formam-se perto do equador, onde o ar quente e húmido sobe e o ar frio desce, situação que cria ventos que em espiral e nuvens de chuva. Quando os ventos atingem os 127 km/h, a tempestade é classificada como furacão. No centro de um furacão (o olho), a água do mar sobe, e nas margens, desce. Em terra, alguns furacões causam tornados - remoinhos de vento apertados e destrutivos. 


Os que se geram no Pacífico Noroeste chamam-se tufões. No Pacífico Sudoeste e no Indico Sudeste são Ciclones Tropicais Severos. Por fim, no Oceano Índico Norte recebem o nome de Tempestade Ciclónica Severa e no Índico Sudoeste – Ciclone Tropical.

Condições favoráveis à ocorrência de Ciclones Tropicais

1 – Águas oceânicas quentes (de pelo menos 26,5ºC) e com uma profundidade não inferior a 50m;  

2 – Uma atmosfera que arrefeça rapidamente com a altura para que seja potencialmente instável; 

3 – Camadas relativamente húmidas perto da média troposfera;  

4 – Uma distância mínima de pelo menos 500Km da linha do Equador;

Todos os ciclones tropicais recebem um nome diferente para facilitar a comunicação entre os técnicos e a população em geral, já que podem existir vários ciclones tropicais ao mesmo tempo no Mundo.
  • O que é uma tromba de água?
Uma tromba de água é um tornado marítimo. A sua coluna de ar arrasta água da superfície do mar e pequenas plantas e animais aquáticos. Durante o seu trajecto, a água, os animais e plantas vão caindo do céu. As trombas de água podem inundar e afundar um barco e poderão ser elas a causa de muitos desaparecimentos misteriosos no mar.


FONTE: http://cataterrestre.blogspot.com/2008/10/tornados.html

Sem comentários:

Enviar um comentário