segunda-feira, 9 de maio de 2011

Transgressões e Regressões Marinhas

que são?
     A alternância de períodos glaciários e de períodos interglaciários ocorridos no planeta tiveram como consequência indirecta a modificação das linhas de costa, uma vez que durante os períodos mais frios (glaciações) uma quantidade importante de água é transferida do domínio oceânico para as calotes polares, ocorrendo uma diminuição do nível médio das águas do mar e um fenómeno inverso durante o período interglaciário. Quando se verifica o recuo do mar, diz-se que ocorreu uma regressão marinha.

Como se distingue uma transgressão de uma regressão marinha?
     Numa transgressão, há medida que o mar vai entrando por terra a dentro, ocorre uma sequência normal onde o tamanho do grão diminui da base para o topo, uma vez que a energia do meio vai também diminuindo. Numa sequência inversa sucede o contrário com aumento do tamanho do grão da base para o topo, isto numa regressão marinha.




Causas de transgressão marinha
     O aumento da temperatura média global do planeta (períodos interglaciários) vai provocar quer a expansão térmica dos oceanos, quer a fusão das massas de gelo, o que origina um maior volume de água. Esta situação pode levar a uma subida do nível médio das águas e, consequentemente, ao avanço do mar relativamente à linha de costa, ultrapassando o território onde se encontrava anteriormente a faixa litoral.

Causas de regressão marinha
     A diminuição da temperatura média global do planeta (períodos glaciários) vai provocar quer a contracção térmica dos oceanos, quer a formação das massas de gelo, o que origina um menor volume de água. Esta situação pode levar a uma descida do nível médio das águas e, consequentemente, ao recuo do mar relativamente à linha de costa, aumentando o território correspondente à faixa litoral.




Reflexão: É necessário uma compreensão profunda dos diversos processos geológicos que condicionam a evolução do litoral, para proceder a um ordenamento sustentável de todas as zonas costeiras. A transgressão e a regressão marinha são problemas existentes na costa litoral e um problema da actualidade. A transgressão é provocada pelo aumento da temperatura média global. A regrssão marinha é provocada por diversos factores como por exemplo as glaciações.

Fontes:

11 comentários:

  1. A mim não ajudou nada... não há nenhum site ounde diga causas e consequencias da regressao marinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desculpa la mas aqui diz as causas e consequencias da regressão marinha.
      ABREEE OS OLHOOOS!!!

      Eliminar
    2. "ABREEE OS OLHOOOS!!!" não!!! quem precisa de abrir os olhos é VOCÊ! eu tenho os meus olhos bem abertos...para poder ver que aqui não tem isso não!
      ouça lá, idiota...mas aqui apenas diz uma causa da regressão marinha...
      para quem precise de saber causas (no PLURAL) e CONSEQUÊNCIAS (que não tem aqui, (se você diz que tem ou é burro ou vê muito mal) isto não serve de nada, entendeu?
      eu concordo com quem escreveu acima... eu precisava de saber as consequências de transgressões e regressões marinhas e ao ler este texto fiquei na mesma, não aprendi nada!!!

      Eliminar
  2. É UM TEXTO RESUMIDO É BOM . ! NINGUEM É PERFEITO QUEM ACHA RUIM DEVE FAZER UM MELHOR NO LUGAR DA LILIANA E ANA !!!!

    ResponderEliminar
  3. pode haver pessoas que achem que isto não serviu de nada mas a mim ajudou-me imenso num trabalho.
    'bigada ;)

    ResponderEliminar
  4. Só gostava que isto explicasse a mudança no tipo de rochas? Numa transgressão é mais provável encontrar uma sequência de rochas terrígenas (arenitos...) para quimiogénicas (cálcários), certo?

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito obrigado, so podia estar mais bem explicado a historia dos sedimentos mas esta porreiro

    ResponderEliminar